quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Meu Regresso


Uma vez dentro de uma companhia de cruzeiros ou você se acostuma com ela e vê como é a reputação da mesma perante as outras ou você nunca mais retorna.

Existem várias cias, tais como, Costa Cruzeiros (de todas a menos pior), a MSC, a Ibero (A pior das piores... a mais horrível), Azamara, Royal Caribean (se você quer status, vá trabalhar nela, pois é a maior) e a Pullmantur (pouco conhecida no Brasil, porém a única que na Europa se volta totalmente para o público europeu)

Meu primeiro contrato foi na Pullmantur a bordo do Zenith, um navio proporcionalmente pequeno da mesma forma que os outros da companhia, era para 1.700 passageiros e as cabines da tripulação pequenas, apertadas, para quatro tripulantes, havia uma TV, telefone, banheiro e um armário para cada tripulante.

Dentre todos os meus superiores (responsáveis pelo restaurante, que eram 10) detacarei aqui apenas 3, gravem estes nomes, o Maitre Rubens (um português que detesta brasileiros) que toda vez que tem meeting (reunião) começa fazendo piadas dos brasileiros, só que elas são tão sem graça que ninguém nem sorri ou dá algum sinal de que entendeu; seu Assistent Manager, Mr Hellman (tão famoso entre agente como Maionese) que no dia do meu Sing Off (dia da minha saída) me disse que eu NUNCA mais retornaria a Pullmantur; e o Head Waiter, Mr Kim (um finlandês) que me disse, você sabe o que é melhor pra você.

Dentre esses acima havia também o Lido Manager, outros Head Waiter's e mais três supervisores (supervisores são pessoas em treinamento para este cargo. Posso destacar que no dia do meu Sign Off de todos esses apenas 2 ficaram felizes com minha saída, simplesmente pelo fato de que na Pullmantur eles dão preferência por Latinos e Assiáticos e só colocam brasileiros pois são obrigados por lei. Então se você brasileiro pensa em vir para qualquertipo de cia, engula todo o sapo do mundo nos seus primeiros três meses (período de experiência)

Minha saída foi pelo simples fato de ter que resolver problemas em terra e o Mr Hellman não me concedeu um Work Break (um período de folga) para resolvê-lo e me deu algumas opções... concluindo... quem me conhece sabe que eu que dou as opções. Não aceitei e somente escutei: - Você NUNCA mais volta pra Pullmantur!

Quanto ao fato para resolver é ótimo nessa hora poder utilizar as teclas Shift + Del mas como sou humano melhor passar por cima, não tenho raiva de ninguém pelo fato e nem qualquer outro tipo de sentimento ruim.

Em terra após resolvido fui chamado por algumas cias, a MSC (que ama escravizar) e a Cunard (que só fax cruzeiros que podemos não considerar apenas de Luxo e sim o Top, Super, Master, Hiper e sei lá mais o que de Luxo). A Cunard não faz temporada América do Sul e só vai para lugares top, tais como Inglaterra, Caribe, Florida, Miame e outros, seus navios são os mais charmosos do mundo e são da mesma linha do Titanic, é a única empresa que ainda trabalha com classes (1º, 2º e 3º Classe) em suas viagens, seus navios são todos da linha Queen... Queen Mary, Queen Elizabeth e etc.

Porém quando se está embarcado se descobre que quanto maior a cia menor o salário. Estou escrevendo este post na Rússia, as 15h (com sete horas a mais do fuso brasileiro) do dia 09 de setembro de 2012.

Quando se chega ao navio (chamado de barco) é preciso obter uma série de assinaturas, tais como: Crew Purse, responsável pela verificação do passaporte, diário do tripulante – se houver, carta de embarque, certificado de STCW-95 – um curso obrigatório, cópia dos exames e do certificado da vacina da Febre Amarela; Ship’s Doctor, responsável pela verificação dos exames originais e por lhe dar mais uma injeção ao chegar no barco; Departament Head, desse eu falo depois; Hotel Inventory Manager, esse “é o cara” pois só está abaixo do capitão – não tenha medo dele, em geral são as melhores pessoas do navio; Safety Officer, responsável pelos treinamentos de sobrevivência, uso do Life Jacket (colete) e do Safety Card (um cartão que diz onde você deve ficar caso haja evacuação do navio); Enviromental & Sanitation Officer, responsável pelas questões ambientais do navio, como separação do lixo e as leis internacionais; Secutity Officer, os “policiais” do navio e finalmente o Eletrônica Officer que no meu caso não é necessário pois não utilizo rádio e nem beeper.

Voltando um pouco a cima como disse tem o Departament Head que nada mais é que o seu chefe, ao chegar no primeiro dia o Mr Kim apenas sorriu e disse: - Não acredito que você está de volta... eu simplesmente disse: - Bons funcionários sempre retornam... ele apenas “deu” aquele tapinha nas costas, coisas de estrangeiro. Virou pra mim e disse pra voltar depois, pois meu chefe não se encontrava. Já no segundo dia retornei a oficina (nome dado pelos espanhóis a escritório) e me deparei com o Assistent Manager, Mr Hellman (o mesmo que lá em cima disse que eu NUNCA mais retornaria) que apenas me olhou e disse: - Por que está reembarcado? Você não pode voltar! Quem te colocou aqui?... Na hora me deu vontade de falar: - Você é apenas responsável pelo restaurante de UM navio e não pelo RH INTEIRO da empresa! Mas apenas “engoli o sapo” e respondi: - A Tânia, responsável pelo RH!

No fundo ele sabe que fui um bom funcionário tanto que no treinamento de segurança ele entrou, eu estava de costas e ele me cumprimentou, e no momento em que eu o informei sobre minha bagagem ele apenas falou pra que eu ficasse em minha cabine descansando até ser resolvido pois eu não tinha como trabalhar sem roupa e aqui na Europa se compra a calça social e a blusa de colarinho branca ao contrário de quem embarca no Brasil e eu não iria comprar uma coisa que está na minha mala, conclusão, três dias de descanso.

Como estou dormindo bastante, hoje pela tarde me deitei e lembrei de uma fala da minha mãe antes de reembarcar: - Tem certeza que vai trocar sua cama macia e grande por aquela dura e pequena do navio? Bom, ela é pequena, porém bem macia. Ela disse isso pois meu primeiro embarque foi no Zenith e lá as cabines eram minúsculas como citado no 3º parágrafo e aqui são pra três, tem frigobar e o espaço interno é muito maior, dá até pra deitar no chão que é carpetado, coisa que no Zenith é impossível! As cabines são proporcionalmente grandes, mas infelizmente estou com dois hondurenhos super desorganizados. Lá no Zenith éramos desorganizados dentro dos armários, porém não na cabine, pois aqui eu tropeço em sapatos, malas e fios espalhados pelo caminho. Mas graças a Deus um vai embora dia 7 de outubro e o outro dia 1º de novembro de 2012. Espero que venham pessoas iguais a mim, organizadas dentro das cabines e desorganizadas apenas no armário.

Devido a algumas interrupções durante o dia, estou terminando este post às 00h34min do dia 10 de setembro de 2012 aqui da Rússia, coisa que no Brasil seria 17h35min do dia 9 de setembro de 2012... Isso significa que eu terei dois aniversários no ano... dia 13 de outubro de Valencia, Espanha e dia 13 de outubro do Rio de Janeiro, Brasil... rsrs

Simone Roldão, venda bastante o Empress (Imperatriz no Brasil) pra eu ter mais comissões e gorjetas aqui hein! Pode ser em 100x sem juros como a CVC faz mesmo! rs

Me despeço aqui de todos... beijos e abraços fortes na família!

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